7 dinâmicas para crianças de 2 ano da educação infantil, identificar os sentimentos, interagir com o grupo, desenvolver a agilidade e a atenção, trabalhar a noção de quantidade, compreender a importância de sua ação, estimular a percepção, incentivar a curiosidade e despertar novas sensações.
1 – NOSSA MANHÃ OU TARDE
IDADE APROPRIADA: 2 anos.
OBJETIVOS: Identificar os sentimentos; Interagir com o grupo; Demonstrar o afeto.
RECURSOS UTILIZADOS: Balões; Música; Figuras ilustrativas com várias expressões faciais.
APLICAÇÃO: A professora, antes de encerrar o seu período com as crianças, passará por cada uma delas e mostrará as diversas figuras, pedindo para que cada uma aponte a fi gura que expresse como ela está: Feliz, triste, chateada… Assim que a criança escolhe a sua figura, a professora a coloca dentro de um balão, que será enchido e entregue para que brinque (sem nenhum problema se estourar, caso aconteça, repõe-se o balão).
Assim que todas as crianças estiverem com um balão, a professora colocará uma música e motivará o grupo a jogar os balões para o alto, quantas vezes puder e também trocando-os com seus colegas.
Essa atividade acontece enquanto a professora perceber que as crianças estão interessadas. Quando observar que poderá finalizar a atividade, colocará uma música mais tranquila. As crianças irão, com a ajuda da professora, tirar a fi gura de dentro do seu balão e mostrar aos seus colegas, dizendo como estão se sentindo. A professora poderá perguntar: Por que você está sentindo isso? Cada criança, ao terminar de falar, poderá escolher o próximo colega para dar continuidade, até finalizar a atividade.
Importante: A professora também participa, expondo seus sentimentos, interagindo com o grupo e demonstrando a importância do afeto.
2 – STOP
IDADE APROPRIADA: 2 anos.
OBJETIVOS: Trabalhar o freio inibitório; Desenvolver a agilidade e a atenção; Perceber o outro.
RECURSOS UTILIZADOS: Bola de pano; Som; Materiais disponíveis na sala (ou, se preferir, pode fazer no espaço externo); Recursos humanos.
APLICAÇÃO: A professora orienta as crianças, que estarão sentadas em círculo, que enquanto a música estiver tocando, elas deverão passar a bola para o colega, sem jogar e nem deixar cair no chão.
Assim que deixarem de ouvir a música, a criança que ficou com a bola nas mãos irá desenvolver a tarefa que a professora solicitar
Exemplos.
A – Busque um material leve e traga para o meio do círculo.
B – Dê um abraço em quem está usando uma fi ta no cabelo.
C – Mostre para os seus colegas o que você mais gosta nessa sala.
D – Dê 5 pulos…
OBS.: A professora pode variar a possibilidade de realizar esta atividade, por exemplo, fazendo perguntas sobre um tema desenvolvido, elaborar questões para conhecer melhor o grupo
3 – O PASSEIO
IDADE APROPRIADA: 2 anos.
OBJETIVOS: Desenvolver a coordenação motora ampla; Desenvolver a oralidade.
RECURSOS UTILIZADOS: Bancos; Mesas; Cordas; Bambolês; Fita adesiva; Músicas; Instrumentos musicais.
APLICAÇÃO: Convidar as crianças para realizarem um “Passeio”, onde terão que passar por vários obstáculos. A professora irá na frente, orientando como as crianças devem passar por todos os obstáculos.
Ao passar pelos bancos, deverão engatinhar do lado, imitando o latido dos cachorros.
Ao passar pelas mesas, deverão se arrastar embaixo delas, fazendo o som de uma cobra.
Ao passar pelas cordas, irão andando e pisando na mesma, cuidando para não deixar de pisar sobre ela, estalando a língua.
Ao passar pelos bambolês, irão caminhar dentro do mesmo, fazendo o seu entorno e dizendo: lalalalalala…
Ao passar pelos traços no chão, feitos com fita adesiva, irão pular, imitando o sapo e fazendo o som do mesmo.
Assim que passarem por todos esses espaços, chegarão ao destino fi nal do passeio, que será um espaço para se divertir, onde encontrarão vários brinquedos, músicas e também instrumentos musicais.
Após um tempo nesses espaços, retornarão do “Passeio”, passando novamente por cada obstáculo, executando as ações realizadas anteriormente.
4 – CUIDANDO DAS PLANTAS
IDADE APROPRIADA: 2 anos.
OBJETIVOS: Reconhecer o espaço externo; Reconhecer a quantidade; Desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina.
RECURSOS UTILIZADOS: Espirrador (que pode ser um frasco de desodorante vazio); Água; Jarra; Plantas em vasos; Plantas na terra; Papel pardo; Giz de cera.
APLICAÇÃO: A professora, juntamente com as crianças, enche os espirradores de água e, usando a sua criatividade, vai motivando-as a se transformarem no jardineiro, que hoje irá cuidar das plantas da escola.
Orienta as crianças que irão ao espaço externo da escola e molharão as plantas que encontrarem em vasos e plantadas na terra.
A professora vai contando as plantas que são molhadas, falando da importância da água para a natureza e também para cada um de nós.
Ao retornarem para a sala, escreverá no chão, com fita adesiva o numeral correspondente ao número de plantas que o grupo molhou. E dirá que agora os jardineiros farão de conta que estão carpindo a terra.
O espaço que irão capinar é o espaço ao entorno do numeral que foi feito no chão.
A professora e os alunos farão de conta que estão com a enxada nas mãos e irão carpir…
Ao final do trabalho, a professora poderá pedir para fazerem, no papel pardo grande, os desenhos das vivências que tiveram e expor na sala, com o título: OS JARDINEIROS.
5 – O QUE POSSO FAZER?
IDADE APROPRIADA: 2 anos.
OBJETIVOS: Desenvolvimento da coordenação motora; Ampliar o vocabulário; Trabalhar a noção de quantidade.
RECURSOS UTILIZADOS: Latas de leite ou Nescau vazias e limpas; Vários objetos; Barbantes; Fita adesiva.
APLICAÇÃO: A professora irá distribuir uma lata para cada criança e pedirá para colocarem os objetos dentro da mesma, repetindo o nome do objeto dito pela professora.
Colocar peças de plástico, peças de madeira, caixinhas…
Assim que a lata estiver cheia, irão tampar a caixa e chacoalhar, rolar, empurrar com as mãos.
A professora amarrará um cordão em cada lata e pedirá para as crianças puxarem, prestando atenção no barulho.
Para encerrar a atividade, todos irão tirar os objetos colocados na lata, um de cada vez, contando com a ajuda da professora, verificando quantos elementos foi possível colocar na lata.
Desenhará o numeral correspondente no chão com fita adesiva e as crianças caminharão e pularão sobre o mesmo.
6 – A FORÇA QUE TENHO
IDADE APROPRIADA: 2 anos.
OBJETIVOS: Compreender a importância de sua ação; Aprimorar a sua respiração.
RECURSOS UTILIZADOS: Rolinhos de papelão; Papel crepom colorido; Tampinhas de garrafas de plástico e de metal.
APLICAÇÃO: As crianças receberão vários pedaços de papel crepom de diversas cores e, junto com a professora, farão várias bolas que ficarão dispostas pelo chão da sala. Quando terminarem, a professora colocará também no chão várias tampinhas de garrafas de plástico e de metal, orientando sempre para que não coloquem nada na boca.
Distribuirá um rolinho de papelão para cada criança e orientará a atividade, propondo um desafio para as crianças, como, por exemplo: quero ver quem consegue trazer o maior número de bolinhas de papel crepom até um determinado espaço, sem colocar a mão, apenas soprando pelo rolinho.
Estabelece um limite para cada criança e ao final do tempo dado, contará para ver quem conseguiu trazer mais.
Pedirá que tentem, também, com as tampas de Plástico e com as de metal.
O interessante aqui é o desafio e o uso da respiração mais profunda, sem de fato estar preocupada com o resultado em termos de quantidade.
Para finalizar a atividade, a professora pode propor uma construção, usando os recursos que estão disponíveis no chão da sala.
7 – ENRIQUECENDO OS ESPAÇOS
IDADE APROPRIADA: 2 anos.
OBJETIVOS: Estimular a percepção; Incentivar a curiosidade; Despertar novas sensações.
RECURSOS UTILIZADOS: Balões coloridos; garrafas plásticas de diferentes tamanhos e com diversas decorações; cordões; arcos; pedaços de tecidos grandes; fitas coloridas; colchões; panelas de diversos tamanhos; colheres; bolas; pazinhas de plástico.
APLICAÇÃO: Organizar a sala de aula com os recursos mencionados de forma que as crianças tenham o contato direto com cada um deles.
A professora deverá ser a estimuladora para que as crianças se sintam encorajadas a tocar, mexer, explorar cada um dos materiais oferecidos.
A exploração deve permitir a descoberta dos diferentes sons, das diferentes texturas, das diferentes cores, dos diferentes materiais, das diferentes formas.
Exemplos: Propor que as crianças sentem nos tecidos e a professora irá arrastá-la de um lado ao outro. A professora também pode informar que quem quiser poderá ficar de pé, e trabalhar com isso (que é fundamental nesta faixa etária). Porém, claro, sempre com bastante cuidado.
Organizar um momento para que batam com suas colheres ou pás em suas panelas e percebam a diversidade de sons.
Ao final, peça para suas crianças demonstrarem para você e para os colegas de quais materiais elas mais gostaram.
OBS.: Professora, esses são só alguns materiais. Sei que você é muito criativa e poderá ENRIQUECER ainda mais o seu espaço.
Descubra mais sobre ESPAÇO DOCENTE
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.