5 dinâmicas para crianças de 1 ano da educação infantil, reconhecer e identificar as partes do corpo e desenvolver a oralidade.
1 – O QUE VEJO E O QUE DEVO FAZER?
IDADE APROPRIADA: A partir de 1 ano.
RECURSOS UTILIZADOS: Gravuras diversas sobre o corpo humano; Bonecos e bonecas; Caixas de sapato; Toalhas.
APLICAÇÃO: A professora mostrará para as crianças as figuras e pedirá que elas imitem o que estão vendo. A professora deverá mencionar o que está acontecendo em cada gravura.
Ex.: A mulher ou o homem com a mão no rosto. A criança como dedo na boca. As pessoas de mão dadas. A pessoa caminhando. O bebê chorando.
Distribuir os bonecos e bonecas e brincar de embalar, cantando uma melodia, fazendo o movimento de embalar.
As caixas de sapato se tornarão os berços, onde os bonecos e bonecas serão colocados para dormir, utilizando as toalhas que servirão de cobertas.
Assim que os bonecos e bonecas dormirem, as crianças serão estimuladas a deitarem e dormirem um pouco com os seus bebês.
Quando “acordam”, irão fazer de conta que darão banho em seus bebês. Assim que conseguirem tirar as roupas dos mesmos, com a ajuda da professora, serão orientadas a dar banho nos seus bebês, conforme a orientação da professora, que dirá quais partes deverão ser lavadas e como.
2 – O QUE POSSO FAZER COM ESTE PRATO?
IDADE APROPRIADA: A partir de 1 ano.
RECURSOS UTILIZADOS: Pratos de papelão; Som.
APLICAÇÃO: A professora distribui para as crianças os pratos de papelão e orienta as ações.
Ex.: Vamos colocar este prato na cabeça, agora coloque o prato embaixo da mesa, coloque o prato na barriga de seu colega, jogue o prato para cima, jogue o prato, busque e entregue para a professora, coloque os pratos na mesa, coloque os pratos perto das mochilas, role os pratos, entregue os pratos para a professora e procure pegá-los novamente.
A atividade será concluída com uma música bem animada, onde as crianças dançarão com seus pratos, jogando e brincando com os mesmos.
3 – NOSSO VARAL
IDADE APROPRIADA: A partir de 1 ano.
RECURSOS UTILIZADOS: Garrafas plásticas de refrigerantes (de preferência transparentes); Diversos objetos; Varal; Água.
APLICAÇÃO: A professora organiza na sala um varal com diversas garrafas penduradas, nas quais, dentro de cada uma, será colocado um tipo objeto (tampinhas das latinhas de refrigerante, pedras, pedaços de lápis de cor, pedaços de papéis coloridos, purpurina na água, lantejoulas na água (a professora, usando sua criatividade, terá outras ideias).
As crianças serão estimuladas a tocar nas garrafas e prestar atenção no barulho que cada garrafa produz.
Em seguida, as garrafas serão colocadas no chão, onde as crianças irão brincar com as mesmas e, assim que a professora perceber que poderá organizar o grupo em um círculo, irá mostrar cada uma das garrafas, produzindo o seu barulho e falando o nome do quem tem dentro da mesma.
Ex.: Ao dizer “Nesta garrafa tem tampinhas”, motivará as crianças a baterem palmas dizendo a palavra: TAMPINHAS.
4 – VAMOS PASSEAR?
IDADE APROPRIADA: A partir de 1 ano.
RECURSOS UTILIZADOS: Caixas de plástico duro (tipo engradado, mas sem a divisão para as garrafas); Placas de sinalização; Som.
APLICAÇÃO: A professora colocará na sala cerca de 5 caixas de plástico e deixará que as crianças as manuseiem como conseguirem por algum tempo. Em seguida, começará a determinar, mostrando para as crianças o que deverão fazer:
a) Entrar na caixa.
b) Sentar do lado de fora da caixa.
c) Sentar dentro da caixa.
d) Ficar de pé do lado de fora da caixa.
e) Deitar do lado de fora da caixa.
Imaginar a realização de um passeio de carro, no qual todos deverão participar.
As caixas serão os carros, todos entrarão neles e farão de conta que são os motoristas, produzindo o som do carro, dirigindo, buzinando…
A professora mostrará algumas placas de trânsito em tamanho grande e irá mencionar o significado para as crianças, para que sejam respeitados.
Ex.: PARE. PROIBIDO ESTACIONAR. PASSAGEM DE PEDRESTE…
Quanto mais ludicidade a professora utilizar, maior será o envolvimento das crianças.
5 – IMITANDO O PALHAÇO
IDADE APROPRIADA: A partir de 1 ano.
RECURSOS UTILIZADOS: Uma pessoa caracterizada de palhaço; Bolinha; Bambolês; Gravura de um palhaço.
APLICAÇÃO: A professora conversará com as crianças, dizendo que receberão um visita. Mostrará a gravura do palhaço, pedindo para tocarem, passarem as mãos. Ensinará a música, fazendo os movimentos.
O PALHAÇO PICOLÉ, LÉ, LÉ
É BONITO, TO DE SE VER, VER, VER
ELE PULA, LA, LA, ELE DANÇA, ÇA, ÇA
VIVA, VIVA O PALHAÇO PICOLÉ
MAS QUE CHULÉ!!!!
Quando sentir que pode, chamará a pessoa caracterizada. Esta, com muita calma, vai entrando na sala e começa a se aproximar das crianças, evitando causar medo, mas sim estabelecer um encontro tranquilo.
Quando as crianças estiverem ambientadas com o palhaço, ele deverá realizar alguns gestos, pedindo para as crianças o imitarem.
Jogará bolinhas para as crianças irem buscar, engatinhará dentro dos bambolês e pedirá para fazerem o mesmo.
As crianças, com a ajuda da professora, cantarão a música para o palhaço (certamente, devido à idade das crianças, elas tentarão cantar e precisarão da ajuda da professora).
O palhaço se despedirá das crianças, dando cambalhotas e jogando beijos.
A professora pegará novamente a gravura do palhaço e pedirá para as crianças o imitarem pulando, dançando, tirando o sapato e sentindo o chulé.
Descubra mais sobre ESPAÇO DOCENTE
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.